×

sábado, 24 de agosto de 2013

Entrevista a Julia Grassioli

Na entrevista de hoje tivemos o prazer de falar com Julia Grassioli, uma atleta bastante promissora que compete em Wellness da IFBB, uma categoria que tem vindo a ganhar bastante popularidade nos últimos tempos.

Por favor, apresente-se aos leitores do site. Qual é o seu nome? Qual a sua idade, em que cidade vive?

Julia Grassioli, 29 anos, moro em Chapecó- Santa Catarina.

Qual é a sua profissão?

Sou farmacêutica, trabalhei 6 anos na área, no momento trabalho em uma loja de suplementos e curso nutrição.

Porque motivo começou a frequentar as salas de musculação dos ginásios?

Comecei a praticar musculação porque estava insatisfeita com o meu corpo. Sempre achei lindo aquelas mulheres de revista, com os corpos delineados e sem celulite.
Eu pratico musculação desde os 17 anos, mas nunca tinha visto músculos no meu corpo, mas há 4 anos me engajei num programa de treinamento de intensidade total, do Waldemar Guimarães e desde então obtive grandes resultados.

Para aqueles que não conhecem. Descreva-nos em que consiste a categoria wellness.

A categoria Wellness é uma categoria nova no Brasil e ainda não é reconhecida internacionalmente.
É uma mulher com percentual de gordura baixo, membro superior não pode ser muito desenvolvido nem muito definido, pede-se um volume maior de membro inferior, com glúteos e quadríceps mais avantajados, não pode ter celulite, nem manchas na pele.
Deve ter aparência saudável, rosto bonito e sem espinhas. O bikini e os demais acessórios como pulseiras e brincos também contam nesta categoria.Entrevista a Julia Grassioli

Em que competições participou até hoje e que classificação obteve?

Participe em dois campeonatos. O primeiro foi no sul brasileiro em santa catarina 2012, fiquei em terceiro na categoria wellness, e o segundo campeonato foi dia 29 de junho no campeonato estadual catarinense, onde também fiquei em terceiro lugar.

Pode-nos dar-nos um exemplo de um seu programa de treino semanal?

Normalmente meu treino é dividido em 4 dias com duração máxima de 30 a 40 min.
Exemplo:
  • Segunda: Quadríceps e panturrilha
  • Terça: Ombro, peito e bíceps
  • Quarta: Descanço
  • Quinta: Posterior, glúteo e panturrilha
  • Sexta: Costas e tríceps.
Também varia de acordo com o período off season e pre-contest.Entrevista a Julia Grassioli

Poderia dar-nos um exemplo de como é um treino de pernas para si? Que exercícios realiza?

Os exercícios podem variar de acordo com a necessidade do que a gente visa melhorar, mas basicamente uso exercícios fundamentais que são agachamento a fundo (livre ou no aparelho), avanço com passadas ou com caixote, extensão e flexão de perna, elevação de quadril.
Normalmente como descrevi a cima um dia só para quadríceps e outro só para posterior e glúteo.
Não trabalhamos com contagem de repetições, séries fechadas, quadradas. Trabalhamos com um sistema diferente sem contagem de repetições, aprendemos a sentir os estímulos musculares.
Lembrando sempre que para um treino executado corretamente pode levar até 3 ou 4 dias de recuperação.

Segue algum tipo de dieta específica? Pode-nos dar uma ideia de como é a sua dieta?

A forma como você se alimenta tanto para um campeonato quanto apenas para obter um resultado estético desejado é imprescindível ter uma alimentação saudável e com a dosagem adequada de todos os nutrientes.
Procuramos sempre periodizar nossos treinos e dietas: off season e pre-contest.
No off season procuramos ingerir uma quantidade maior de calorias para ajudar no crescimento muscular, carboidratos de baixo índice glicêmico como temos o mais conhecido a batata doce, proteínas magras como frango e peixe, verduras e legumes.
Ainda neste período mantemos em um dia da semana o nosso querido “dia do lixo”, onde comemos as guloseimas que gostamos.
No período de pre-contest, que é o período que antecede as competições utilizamos menos carboidratos, mais proteínas e verduras. Este período tudo é mais restrito, dependendo da categoria pelo menos 20 dias antes da competição não fazemos mais o “dia do lixo”. Utilizamos também aeróbico em jejum para otimizar a perda de gordura.
A ingestão de água é extremamente importante nos dois períodos, variando de 3 a 5 litros de água por dia.

Sente alguma dificuldade em seguir a dieta? Como faz para ultrapassar as tentações ou alturas mais problemáticas da dieta?

Entrevista a Julia GrassioliCom certeza. A parte da dieta sempre foi o mais difícil pra mim, pois era acostumada a comer duas barras de chocolate por semana. Gosto muito de doces e adoro tudo que tenha muito carboidrato. Até me habituar a comer mais saudável foi difícil.
Eu costumo estar bem focada em cada campeonato que participo. Claro que por mais focada que eu esteja, sempre dá vontade de comer coisas diferentes, principalmente quando chega próximo dos dias da competição, que já estamos enjoados da mesma comida (bem restrita) a tentação é grande, mas o nosso objetivo é maior.
Quando tenho vontade de comer um doce eu normalmente tomo bastante água e procuro fazer alguma coisa que me desvie da tentação.
Na verdade não tem muito o que fazer…você precisa se concentrar no objetivo final. É assim em qualquer situação que você precisa se dedicar para obter um resultado positivo, pode ser nos estudos ou no trabalho e não só no fisiculturismo.
Uma das coisas que a musculação me ensinou foi que eu comando as minhas vontades, e não elas que me comandam!

Toma suplementos? Se sim, quais?

Sim, a suplementação já faz parte da minha rotina. Uso whey protein, dextrose, caseína, glutamina, creatina, barras de proteína, BCAA.

Como correu a sua última competição? Conseguiu atingir o que pretendia?

Em partes. Conseguimos atingir nosso objetivo de entrar com mais volume e mais definição que na outra competição. Mas para a categoria wellness eu estava muito definida e acabou definindo demais membro inferior, o que não era tão desejado.
O bom é que além da experiência que você vai adquirindo com os campeonatos, você vai aprendendo como se comporta seu organismo e o que você deve fazer para melhorar seu resultado. Com certeza para a próxima competição estes ajustes serão melhores.

Na sua opinião, quais são os principais aspetos a ter em conta para se apresentar no palco na melhor forma?

Entrevista a Julia GrassioliDisciplina, dedicação, humildade. Você precisa de disciplina para atingir seus objetivos. Dedicação em tudo que faz desde a marmita, o treino até os detalhes do bikini.
Humildade porque você precisa dela tanto antes de subir no palco e se apresentar até o momento de você receber a sua premiação, sendo ela o primeiro ou o último.
Por mais que tenha regras nas categorias, todos os resultados são subjetivos e por melhor que você possa estar, pode não agradar a comissão técnica.
Muitos atletas saem do palco infelizes com os resultados, claro que ninguém quer perder, mas o melhor de tudo isso é que você precisa ver a sua evolução e não achar que só a classificação é importante.

Está a pensar participar em mais competições?

Sim. Ainda não está previsto quais, mas em breve irei competir.

Tem algum projeto para o futuro que queira partilhar com os leitores?

Meu projeto atual é acabar o curso de nutrição, continuar com os treinos e me aperfeiçoar ainda mais para minha atuação na área de nutrição.

Tem algumas dicas que possa transmitir às mulheres e homens que queiram melhorar a sua forma física?

O resultado é proporcional ao seu esforço. Se você quer um corpo diferente do que você tem agora, precisa fazer diferente do que faz agora!
E outra coisa, o pior é você mentir pra si mesma. Se você está se dedicando pouco, o resultado será pouco. Isso não vale somente para as dietas, vale também para o trabalho, família e estudos.

Acredita que a prática de musculação é benéfica para as mulheres?

Com certeza, além de proporcionar um corpo lindo e tonificado, ajuda a diminuir a celulite, combate o estress e a preguiça. Te deixa mais motivada a semana inteira. Até o ânimo da gente muda, principalmente nos dias de TPM.
Entrevista a Julia Grassioli

O que diria às mulheres que têm receio de ficar demasiado musculadas com a prática de musculação?

Eu sempre digo às mulheres: arranje um parceiro de treino homem, treine mais pesado que ele e mesmo assim você não vai ficar musculosa. A mulher não tem facilidade de ganhar massa muscular como os homens.
Se para os homens que tem maior taxa de testosterona, já é difícil ganhar massa muscular, imagina para uma mulher. Você precisa se dedicar muito, treinar pesado, se alimentar corretamente e a cada 3 horas, precisa descansar, dormir bem e ainda assim os ganhos são poucos.

E chegamos ao final da entrevista. Deseja transmitir algum agradecimento especial a alguém ou deixar alguma mensagem aos nossos leitores?

Entrevista a Julia GrassioliGostaria de agradecer ao meu treinador e esposo Luiz Fernando Grossi, ao treinador que nos orientou todo esse tempo Thiago Muller.
À minha família e amigos pelo apoio e compreensão. À academia Físico e a Alquimia do Corpo/Suplementos Alimentares pelo apoio. E agradeço também às pessoas que nos admiram e acompanham nosso trabalho.
Não desista de ir em busca dos seus resultados…procure ajuda de profissionais adequados. Não perca tempo com dietas milagrosas pois elas não existem.
Os resultados são obtidos com meses de treinamento. Você não pode querer modificar em dois meses um corpo que você estragou por vários anos!

0 comentários:

Copyright © 2012 Musculação|Template Para Blogspot.